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Projeto: Escola/Sala para crianças com espectro Autista.

Nosso Projeto visa a construção de uma sala lúdica em nossa sede para abrigar pelo menos 10 crianças com espectro Autista onde visamos  buscar desenvolver e perceber o impacto e os resultados positivos de atividades para autismo quando bem adaptadas, e de graça para a comunidade onde estamos inseridos, isto com um cadastro prévio da real necessidade econômica carente dos pais ou responsáveis, para com isso podermos fazer essa adaptação. E o mais importante: a forma como neste espaço serão implantadas essas atividades.

Bem, como sabemos, o autismo é uma condição neurodesenvolvimental que afeta a comunicação, interação social e comportamento. 

No entanto, com estratégias adequadas e atividades personalizadas, é possível ajudar essas crianças a desenvolver suas habilidades de maneira positiva e inclusiva.

Sendo assim, decidimos que a igreja como instituição que visa a integração e a ação social, precisa cuidar com carinho este tipo de projeto, onde trazer algumas atividades educacionais e recreativas projetadas especificamente para crianças e não só uma atividade inclusiva como formadora de capacitação social.

Brincadeiras para crianças autistas: uma abordagem terapêutica

Qual a importância das brincadeiras para crianças autistas para o seu desenvolvimento e como essas atividades podem ser terapêuticas?

Brincar permite que elas expressem emoções, como alegria, frustração e raiva, de maneira segura e saudável. Isso ajuda no desenvolvimento de habilidades emocionais e na regulação emocional.

Porém, as atividades para autistas, como brincadeiras e jogos têm que ser bem elaboradas e adaptadas, para que atendam às necessidades específicas das crianças autistas. 

Como adaptar brincadeiras tradicionais

Adaptar brincadeiras para crianças autistas requer sensibilidade, criatividade e compreensão das características individuais de cada criança. 

Conheça as preferências e necessidades da criança

Antes de adaptar uma brincadeira, é importante conhecer as preferências, interesses e desafios específicos da criança autista. 

Alguns podem ser sensíveis a estímulos sensoriais, enquanto outros podem ter dificuldades na comunicação ou interação social.

Simplifique as regras

Simplifique as regras da brincadeira, tornando-as mais claras e diretas. Crianças autistas muitas vezes se beneficiam de instruções simples e visuais.

Use apoios visuais

Utilize apoios visuais, como cartões com imagens ou pictogramas, para ajudar a criança a entender as etapas da brincadeira e o que é esperado dela.

Proporcione um ambiente previsível

Crianças autistas muitas vezes se sentem mais confortáveis em ambientes previsíveis. Mantenha a estrutura da brincadeira consistente para ajudar a criança a se sentir segura.

Respeite as sensibilidades sensoriais

Esteja ciente das sensibilidades sensoriais da criança autista. Evite sons altos, luzes brilhantes ou texturas que possam desencadear desconforto.

Ofereça opções

Permita que a criança escolha entre diferentes atividades ou variações da brincadeira para que ela se sinta no controle e engajada na atividade.

Esteja atento à comunicação

Se a criança tem dificuldades na comunicação verbal, esteja preparado para usar métodos de comunicação alternativa, como comunicação por imagens ou dispositivos de comunicação.

Promova interações sociais positivas

Se a criança está trabalhando em habilidades sociais, crie oportunidades para interações sociais positivas durante a brincadeira. Isso pode incluir modelagem de comportamento social apropriado.

Adapte o tempo de jogo

Esteja disposto a ajustar a duração da brincadeira de acordo com a capacidade de atenção da criança. Comece com sessões curtas e aumente gradualmente o tempo conforme a criança se torna mais confortável.

Seja paciente e flexível

Lembre-se de que cada criança autista é única, e o que funciona para uma pode não funcionar para outra. Esteja disposto a adaptar as estratégias conforme necessário e a ser paciente durante o processo.

Atividades para autismo: na Educação Infantil

Agora vamos falar sobre atividades para autistas no estágio de educação Infantil.

Educação Infantil: atividades sensoriais

Atividades sensoriais e lúdicas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de crianças autistas na Educação Infantil, ajudando-as a explorar o mundo ao seu redor de maneira segura e a desenvolver habilidades sensoriais, cognitivas e sociais. 

Aqui estão dois exemplos de atividades sensoriais e lúdicas:

  1. Caixa sensorial: crie uma caixa com diferentes materiais sensoriais, como arroz, feijão, massinha, penas, pedras, conchas e tecidos. As crianças podem explorar esses materiais com as mãos, pés e até mesmo criar desenhos ou padrões;
  2. Brincadeira com água: encha uma bacia ou piscina inflável com água e forneça brinquedos flutuantes. Isso é especialmente relaxante e estimulante para as crianças autistas que podem ter sensibilidades sensoriais.

Avaliação e acompanhamento do progresso dos alunos com autismo

Fazer a avaliação de alunos com autismo pode ser uma tarefa desafiadora. Esse processo pode ser na forma de relatório ou de ficha de acompanhamento, por exemplo. 

Independentemente do tipo de avaliação, citamos alguns pontos que devem ser registrados:

  • descreva a criança de forma geral, começando pelo relatório com informações como idade, gênero, interesses e habilidades, a fim de contextualizar a avaliação e destacar os pontos fortes do aluno;
  • identifique os pontos fortes e as áreas que necessitam de desenvolvimento com base na observação do aluno. Isso pode envolver a avaliação das habilidades de comunicação, interação social, comportamento e aprendizagem. É essencial também mencionar estratégias eficazes utilizadas para apoiar o aluno;
  • utilize exemplos concretos do comportamento da criança em sala de aula para ilustrar seus pontos fortes e áreas de desenvolvimento. Isso pode incluir sua participação nas atividades, interações com os colegas e como enfrenta desafios;
  • no que diz respeito à continuidade do trabalho, forneça recomendações específicas, como atividades ou estratégias que podem ser implementadas para apoiar o aluno. Além disso, considere formas de envolver os pais e outros profissionais no processo de apoio ao aluno.

Lembre-se de que cada aluno é único, portanto, é importante personalizar a avaliação e o relatório de acordo com suas necessidades individuais. Mantenha o relatório claro, conciso e de fácil compreensão, utilizando uma linguagem simples e organizando as informações de maneira lógica.

Se você gostou desse projeto e da forma como queremos trata-lo com muito carinho, amor e responsabilidade, se você acredita neste tema e de como nós a Igreja precisamos fazer algo neste sentido, e depois desta leitura se você realmente sentiu-se tocado(a) por Deus e tem condições de doar, nos ajude neste projeto, venha conhecer o local e as pessoas responsáveis, coloque seu e-mail no seu comprovante de pagamento ou envie para [email protected], solicitando acompanhamento da obra, ou maiores esclarecimentos sobre este projeto de Deus em nossas vidas. 

Aproveite para dar esse passo importante em sua vida e enriquecer ainda mais as vidas de nossas crianças com sua doação.